SINAM – Sistema Nacional de Atendimento Médico não é um Plano de Saúde.

Trata-se de um projeto alternativo para atendimento à saúde da população brasileira, criado pela Associação Médica Brasileira.

O princípio básico do sistema é o pagamento direto do usuário ao prestador de serviços, sem intermediários, em valores referenciados na Lista de Procedimentos Médicos da AMB (LPM) – Edição que estiver em vigor.
Não há cobrança de mensalidade ou anuidade. Qualquer cidadão pode participar do SINAM , não havendo restrições por idade ou doenças pré-existentes.

Ao se cadastrar no SINAM, o usuário recebe Cartões de Identificação, para si e para seus dependentes e adquire um Manual Informativo. Quando precisar de atendimento médico, basta escolher entre os prestadores de serviços cadastrados, o profissional de sua preferência, pagando no ato da consulta médica o valor referenciado na LPM da AMB para a consulta médica. Caso necessite de exames, basta consultar no Manual o laboratóri o ou clínica especializada de sua preferência, pagando a eles pelos exames, também de acordo com os valores previstos na LPM, cujos preços são menores que os praticados pelo atendimento particular.

Além dos médicos, clínica am do outras categorias profissionais da área da saúde que são dentistas, psicólogos,
fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Para estes profissionais o firmou protocolo com os respectivos órgãos de classe, no sentido da utilização de um referencial de honorários bem acessível.

O SINAM proporciona interligação dentro do sistema, com diversas especialidades (clínicas, diagnose e terapia), segundo os mesmos princípios, facilitando o tratamento e diminuindo os custos. Em todo território nacional, o usuário do SINAM  pode contar com ampla rede de serviços médicos especializados e de outras categorias profissionais. Portanto, quando viajar leve consigo o Cartão de Identificação do SINAM . Para saber quais os serviços médicos fora do seu estado de origem, ligue para a Central de Atendimento Sinam.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE UTILIZAR O SINAM

Como integrante do SINAM, você é um paciente particular, porém, pagando preços menores e mais acessíveis.

O seu Cartão de Identificação é pessoal e intransferível. Nele está inserido o seu número de registro do SINAM, cidade e estado de origem. No Cartão dos seus dependentes consta o mesmo número de registro, diferenciado por uma barra e o respectivo dígito do dependente, conforme a quantidade de pessoas cadastradas. Em caso de perda ou extravio, solicite uma segunda via à Central de Atendimento SINAM.

Em consultas médicas você vai pagar atualmente o valor fixado na Lista de Procedimentos Médicos da AMB para todas as especialidades. Quando este valor for alterado o seu médico lhe informará.

O valor dos exames médicos é menor que o praticado pelo atendimento particular.

Se desejar, você poderá requisitar ao laboratório ou clínica que realizar os seus exames a tabela de preços acordada com o SINAM. Informe-se antes para saber quanto vai pagar e, em caso de dúvida comunique-se com a Central de Atendimento do Sinam.

Para atendimento médico em hospitais, leia antes as instruções seguintes.


ATENDIMENTO HOSPITALAR

Os valores das diárias hospitalares foram negociados diretamente entre ohospital e o Sinam. Em caso de dúvida, solicite ao hospital a tabela para o Sinam. Para sua informação, a conta hospitalar é composta pelos seguintes
ítens: diárias e taxas; honorários médicos (referenciados na Lista de Procedimentos Médicos da AMB); materiais e medicamentos (previstos no Brasíndice).

1- É imprescindível, telefonar antes para o hospital e confirmar o atendimento na especialidade que você deseja;

2- Também é necessário informar-se sobre o valor do atendimento e/ou de hospitalização, solicitando, se possível, uma previsão de gastos, já que os preços são diferenciados de acordo com contrato firmado com o Sinam;

3- O orçamento elaborado pelo hospital não é definitivo, podendo sofrer alterações em função de intercorrências;

4- Ao optar por acomodação individual ou superior, e não enfermaria, os honorários médicos terão valores acrescidos;

5- Consultas feitas em pronto-socorro, após às 19 horas ou nos finais de semana e feriados, sofrem acréscimo de 30%;

6- O atendimento será prestado pela equipe de profissionais do hospital cadastrado;

7- Alguns hospitais, por não manterem vínculo empregatício com os profissionais, funcionam de forma “aberta”, ou seja, disponibilizam suas instalações para cirurgias programadas, realizadas por outros profissionais que não pertençam ao corpo clínico, desde que obedecidas as normas gerais do estabelecimento;

8- Os exames podem ter preços diferentes dos relacionados na LPM, quando realizados em hospitais.

 

EMERGÊNCIAS

Em caso de emergência, contate o profissional escolhido neste Manual e siga as orientações dadas por ele. A Central de Atendimento Sinam estará disponível para esclarecer dúvidas ou fornecer informações.